O chá verde é uma planta nativa de Fujian (China), cujo nome original é “Tay”. Os holandeses, que introduziram o chá na Europa, desenvolveram seu nome. Os portugueses usavam o nome “Chá”, originário de Macau, que significa erva.
É uma planta cuja droga vegetal são as folhas, que após a colheita são estabilizadas pelo vapor de água para evitar a oxidação enzimática. Contém bases xantínicas (principalmente cafeína), teanina, flavonoides, taninos, etc.
Propriedades
Tradicionalmente, o chá verde tem sido usado como estimulante do sistema nervoso central, graças ao seu conteúdo de cafeína. Aumenta o estado de alerta e tem efeito ergogênico, aumentando o desempenho físico. Da mesma forma, pode ter um certo efeito relaxante, devido à presença de teanina; antioxidante e lipolítico, devido às suas catequinas.
Principais indicações
Estimulante do SNC.
Antioxidante.
Queimador de gordura. Instruções de uso
Tome 1-2 cápsulas diariamente
Precauções
Devido à presença de cafeína, seu uso não é recomendado em casos de problemas cardiovasculares (hipertensão, arritmias) ou insônia. Também não é recomendado em casos de úlceras gastroduodenais ou epilepsia.
Gravidez, amamentação e crianças menores de 12 anos: Não administrar.